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ESTAMOS EM CONTAGEM DECRESCENTE PARA A SEMANA DA MOBILIDADE

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Semana Europeia da Mobilidade - Amadora

16 a 22 de Setembro

Vive. Sente & Move-te

Amadora

Cada evento terá a sua localização específica, sempre na cidade da Amadora.

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Semana Europeia da Mobilidade - Amadora

16 a 22 de Setembro

Vive. Sente & Move-te

Amadora

Cada evento terá a sua localização específica, sempre na cidade da Amadora.

PROGRAMAÇÃO

Atividades

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Dúvidas sobre a Semana Europeia da Mobilidade

SEMA quer dizer Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.

Após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.

Na cerimónia de lançamento da campanha do DESC, presidida pela Comissária para o Ambiente, Margot Wallstrom, que se realizou em Bruxelas, a 4 de fevereiro de 2000, Portugal foi um dos países europeus a assinar a Declaração Europeia, comprometendo-se, assim, a participar nesta iniciativa.

Objetivos principais:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Para este ano, 2022, e, para edições futuras, o slogan promocional da campanha é “Mix and Move”, na versão portuguesa “Combina e Move-te!” e na versão da Amadora “Vive. Sente & Move-te”.

A “multimodalidade” no sector dos transportes, ou “transporte multimodal”, é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros e aos modos suaves, como andar a pé, utilização de bicicleta, e-scooters, entre outros. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos, nunca esquecendo os benefícios que tais opções trazem à saúde e qualidade de vida das pessoas.

Na edição de 2022, o tema central inspirador do programa de ações é: “Melhores Ligações”.

Este tema procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, para além de alcançar e estabelecer ligações entre grupos já existentes e consolidados, e novos públicos.

Os cinco pilares de “Melhores ligações” são:

  • Pessoas
  • Lugares
  • Transportes públicos
  • Planeamento
  • Políticas

Com este tema pretende-se dar especial ênfase a:

  • Cooperação
  • Soluções políticas centradas nas pessoas e processo de cocriação
  • Ligação com o meio físico
  • Criação de locais de encontro
  • Combinação de soluções digitais com os utilizadores
  • Melhor ligação do centro com a periferia

SEMA quer dizer Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.

O Município da Amadora participa na SEM desde o ano de 2003. Os anos em que participou foram: 2003, 2004, 2007, 2008, 2009, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. Esta, em 2022, é a 15ª participação da Amadora.

Sim!! 😊

O município da Amadora foi um dos três finalistas do EuropeanMobilityWEEK Awards 2021, que decorreu de 16 a 22 de setembro de 2021, sob o lema Mobilidade Sustentável e Saudável, com o objetivo de sensibilizar a população para esta temática.

O European Mobility Week Awards elegeu, de entre as mais de 3100 vilas e cidades de 53 países, a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora como uma das finalistas do prémio para municípios de grande dimensão (mais de 100.000 habitantes).

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora, em parceria com a Ecomood Portugal, foram realizadas um conjunto de atividades que envolveram vários agentes da cidade e os munícipes, tendo o júri do concurso reconhecido a “integração de todos os grupos etários em eventos de mobilidade sustentável – como passeios de bicicleta, testes de veículos elétricos e uma conversa organizada com jovens repórteres para o ambiente – bem como o recurso a parcerias estratégicas com o comércio local e outros parceiros”.

A cidade da Amadora, a par com as cidades de Kassel (Alemanha) e Lüleburgaz (Turquia), concorreu a este prémio.

Testemunhos

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    Câmara Municipal da Amadora

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    se.mobilidade@cm-amadora.pt